quinta-feira, 20 de outubro de 2011

junta de freguesia de alfandega da fe

o presidente da junta de freguesia de alfandega da fe chama-se Artur castilho.
os orgãos da junta é a assembleia da freguesia e a junta.
as competencias da junta sao:manter os caminhos rurais limpos ;os cemiterios limpos e ter o jardim lipo.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

tribunais

Um tribunal (do latim: tribunalis, significando "dos tribunos") é um órgão cuja finalidade é exercer a jurisdição ou seja resolver litígios com eficácia de coisa julgada. Alguns tribunais podem ter competências para cumprir atos não contenciosos. Certos tribunais de alguns países e territórios são designados cortes.

Cada tribunal é composto por um ou mais juízes, encarregues de julgar os litígios.

A maior parte dos tribunais são organismos públicos, pertencentes ao sistema judicial de uma nação ou de um território com autonomia judicial. No entanto existem também tribunais religiosos - como os tribunais eclesiásticos das dioceses católicas - e tribunais privados - como os tribunais arbitrais para certas atividades económicas e desportivas.

No Antigo Regime, antes da consagração da separação de poderes, existiam órgãos públicos não judiciais (com funções, essencialmente, administrativas e legislativas) também designados "tribunais".

assembleia da republica

A Assembleia da República é o órgão legislativo do Estado Português. É o segundo órgão de soberania de uma República Constitucional. É um parlamento unicameral, sendo composto por 230 Deputados, eleitos por círculos plurinominais para mandatos de 4 anos. A Assembleia da República reúne-se diariamente no Palácio de São Bento, em Lisboa

governo

Um dos quatro órgãos de soberania da República Portuguesa. O órgão de condução da política geral do País e o órgão superior da administração pública.

orgão de soberania: presidente republica

O Presidente da República Portuguesa é, a par da Assembleia da República, do Governo e dos Tribunais, um órgão de soberania.

As suas funções constitucionais são fundamentalmente as de representação da República Portuguesa, de garante da independência nacional, da unidade do Estado e do regular funcionamento das instituições, sendo ainda, por inerência, Comandante Supremo das Forças Armadas. O Presidente de Portugal usa uma Faixa Presidencial, distintivo do cargo de Presidente e de grão-mestre da Banda das Três Ordens.

Cavaco Silva 2007.jpg
O Presidente da República é eleito pelos cidadãos, por sufrágio directo e universal, para um mandato de 5 anos, não podendo ser reeleito para um terceiro mandato consecutivo. As candidaturas são propostas por cidadãos eleitores (num mínimo de 7500 e num máximo de 15000) e o candidato para ser eleito tem necessariamente de obter mais de metade dos votos validamente expressos. Para esse efeito, se necessário, realizar-se-á uma segunda votação com os dois candidatos mais votados no primeiro sufrágio

O vencimento e os abonos mensais auferidos pelo Presidente da República são regidos por lei especial. Os vencimentos dos restantes titulares de cargos políticos são definidos em função do vencimento auferido pelo Presidente da República[1]

O Conselho de Estado é o órgão político de consulta do Presidente da República.

O Presidente da República tem como residência oficial o Palácio Nacional de Belém, em Lisboa.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

assertividade

Assertividade

 Assertividade é a forma de comportamento e comunicação directa e honesta em que a pessoa é capaz de agir em seu interesse, expressando seus sentimentos e necessidades de forma honesta e adequada.
 Saber defender-se, sem ansiedade excessiva, fazendo valer seus direitos sem contudo negar os direitos dos outros.
 Saber expressar os seus sentimentos, pensamentos e acções. A pessoa é ela própria, não representa papeis nas suas relações.
 Dependendo do contexto sabe dizer “sim” ou “não”.
 É capaz de dizer “não sei”, demonstrando capacidade de aceitar suas limitações.
 A pessoa assertiva deve ter capacidade empática de colocar-se no lugar do outro para compreendê-lo, para tal necessita de ter capacidade de escuta, adaptabilidade para se colocar à altura do interlocutor, auto-controlo de sentimentos e das emoções negativas, tolerância à frustração, isto é, ter resistência nas situações aversivas e sociabilidade: sentir prazer em comunicar e relacionar-se com outros.

Resumindo:

A assertividade é um estilo de comunicação que nos permite ser mais construtivos na relação com os outros. Não é uma característica inata ou um traço de personalidade que alguns de nós possuem e outros não. É uma aptidão que pode ser aprendida, isto é, que cada um pode desenvolver mediante um treino sistemático e estruturado. A maior parte das pessoas não é assertiva em todas as situações. Podemos comunicar assertivamente com um colega de trabalho e ter bastante dificuldade em fazê-lo com familiares.