quinta-feira, 1 de março de 2012

austria

ÁustriaÁustria

Ano de adesão à União Europeia: 1995
Sistema político: República Federal
Capital: Viena
Superfície total: 83870 km²
População: 8,3 milhões de habitantes
Moeda: euro
Oiça a língua oficial da UE falada no país: alemão
Áustria Detalhes do mapa - clicar no mapa
Os Alpes dominam a parte ocidental e meridional da Áustria, enquanto as províncias orientais, bem como a capital, Viena, se situam na bacia do Danúbio.
Até ao fim da Primeira Guerra Mundial, a Áustria foi o centro de um vasto império que dominou grande parte da Europa Central durante vários séculos. O país é hoje uma República Federal constituída por nove Estados federados.
Viena é sede de várias organizações internacionais, nomeadamente o Secretariado da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, a Agência Internacional da Energia Atómica e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo.
O Parlamento austríaco tem duas câmaras: o Conselho Nacional Nationalrat) , constituído por 183 membros eleitos por sufrágio directo, por um mandato de quatro anos, e o Conselho Federal (Bundesrat), a Câmara Alta, constituído por 62 membros que representam os diferentes Estados federados e cujo mandato é de cinco anos.
O património cultural da Áustria é muito rico. Wolfgang Amadeus Mozart ocupa um lugar à parte como compositor, enquanto Franz Schubert desfruta também de grande popularidade. No domínio da filosofia e das ideias, destacam-se Sigmund Freud, cuja obra continua a suscitar alguma controvérsia, e Ludwig Wittgenstein, uma das figuras mais influentes do pensamento do século XX. No campo das artes plásticas, a pintura de Gustav Klimt, de finais do século XIX, é admirada em todo o mundo.
A economia austríaca tem simultaneamente uma forte componente industrial e agrícola, sendo o turismo igualmente uma importante fonte de rendimento.
As especialidades culinárias austríacas como o Wiener Schnitzel e o Apfelstrudel tornaram-se pratos internacionalmente tão conhecidos que dispensam qualquer explicação.

Sem comentários:

Enviar um comentário